top of page

PROJETO

ABEIV – ACREDITAMOS NUM NOVO AMANHECER

A ABEIV faz 35 anos este ano. São 3 décadas de intensa atividade social em Vialonga. Para isso contribuíram com o seu esforço os fundadores, dirigentes, outros sócios, trabalhadores e amigos da instituição. Este legado ninguém esquece. E neste momento há que preparar o futuro para que tudo faça sentido. E este passa pela sustentabilidade financeira, pela elevação da qualidade, pela procura de diferentes soluções para os novos problemas. Isto sem esquecer a reaproximação aos sócios, valor que tem sido descurado nos últimos anos.

ÁREA PEDAGÓGICA

Um dos nossos propósitos é avançar para uma pedagogia ainda com maior qualidade, envolvendo os pais, alicerçada em equipas técnicas de sala motivadas, trabalhando com as crianças em ambientes alegres e envolventes, equipados com materiais lúdicos- pedagógicos e mobiliários adequados.

CENTRO DE ACOLHIMENTO TEMPORÁRIO

Estas crianças que pelas mais variadas formas de maus tratos se encontravam em situação de perigo continuam a precisar da ABEIV. E por isso estamos convictos que se torna necessário manter em funcionamento o Centro, permitindo que cresçam de forma saudável, física e psicologicamente, enquanto aguardam a inserção em famílias definitivas. O ambiente familiar que damos não tem preço para estes pequenos seres humanos.

TRABALHADORES

Nada se faz sem eles e todos temos a ganhar com a sua aproximação, de novo, à instituição. É obrigação de quem se propõe a construir um futuro duradouro, firmar o compromisso de manutenção dos postos de trabalho e os direitos daqueles que se esforçam para servir bem os nossos utentes. Integrá-los, motivá-los e apelar à sua participação neste projeto é a nossa ambição e, todos juntos, criaremos algo especial.

CENTRO DE CONVÍVIO

O ritmo da sociedade afasta as famílias dos seus entes com uma idade mais avançada. Agrava ainda mais a baixa condição económica da maioria dos idosos e a necessidade de apoio que têm para terem uma vida mais ativa, ocupada e alegre, afastando-os da institucionalização em Lares. Estes factos têm levado a instituição a cumprir um papel de prestador de cuidados de proximidade a esta comunidade, apoiando-os na organização de atividades sócio-recreativas e culturais. O prolongamento da vivência independente e o combate ao isolamento continuarão a ser nossos desígnios.

APOIO DOMICILIÁRIO

Muitos idosos e acamados continuam a contar com a ABEIV nas horas difíceis, apoiando também os familiares que ganham o conforto e segurança de terem equipas de trabalho da instituição a promoverem o melhor dos serviços possíveis aos seus familiares. O apoio às atividades da vida diária destes utentes (higiene pessoal e do lar, refeições, companhia, pequenas compras de bens e medicamentos…) é para se manter e procurar novas soluções que dêem resposta às solicitações imensas.

bottom of page